sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Quando a palavra autonomia vira sinônimo de “se virem” na educação em Santa Catarina.

 

Marcos Canguru. Resistência Florianópolis.

Uma semana movimentada nos diálogos sobre o retorno às aulas no estado está chegando ao fim escancarando a velha política e o descaso com a vida de estudantes da rede pública estadual e, em especial, da rede municipal de Florianópolis.

Foto da Capa do Documento Publicado pela Prefeitura de Florianópolis.

O Governo Moisés, cedendo as pressões dos tubarões da educação privada [1] na esperança de não ser impedido pela assembleia legislativa, publicou a portaria 778, a qual muda a regra para o retorno as aulas presenciais, considerando possível retornar com apoio pedagógico no nível “grave” de contágio da COVID-19 e retornar com força total no nível “alto”. É visível para esse desgoverno eleito na onda bolsonarista que a permanência na cadeira de governador é mais importante que a vida das comunidades educativas do estado.

Vale o destaque para o fato que as unidades educativas em todo o estado foram fechadas na segunda metade de março quando sequer havia caso confirmado entre estudantes das redes de ensino. Vale lembrar também que em março a ganância politiqueira ainda não estava em jogo, ou seja, não havia processo de impeachment oficializado contra o Governador e os Prefeitos em geral estavam mais preocupados em seguir o exemplo da Europa com o isolamento social, preparando o terreno para futuras eleições municipais.

Pois bem, nessa correlação de forças chegamos ao momento atual, no qual temos quase 23 mil pessoas contaminadas e quase 3 mil mortes em Santa Catarina. A semana que termina ainda registrou um aumento no número de casos ativos nas regiões da Grande Florianópolis e do Alto Uruguai catarinense em relação a semana passada[2].

Mas nada disso serviu de base para que o governo do estado que agora flexibiliza as regras de retorno as aulas e joga para população a decisão de enviar ou não seus filhos e filhas para escola. Na portaria publicada, vemos um verdadeiro atestado de risco de vida a ser “contratado” pelas famílias responsáveis pelos estudantes, ou seja, “Os responsáveis legais do estudante podem optar pela continuidade no regime de atividades não presenciais, mediante a assinatura de termo de responsabilidade junto à instituição de ensino na qual o estudante está matriculado.”[3]

Antes da pandemia não cabia as famílias dos estudantes de 4 a 17 anos a decisão de mandar ou não seus filhos para escola, sendo inclusive denunciados ao conselho tutelar quando a ocorrência de faltas sem justificativas ultrapasse cinco dias consecutivos. Agora o governo estadual e o municipal jogam nas costas das famílias a “opção” de colocarem vidas em risco, numa total incoerência sobre o papel do estado. As leis não podem ser produzidas pela conveniência do momento para os governos de plantão, mas sim para garantir permanentemente a vida digna da sociedade!

Não bastasse tamanho desprezo e falta de responsabilidade do estado em cumprir sua função de assegurar segurança sanitária para toda população, o governo municipal de Florianópolis, preocupado com a eleição, “optou” por lavar as mãos em relação a situação, jogando para cada diretor e diretora das unidades educativas a decisão de reabrirem ou não para o retorno.

Logo após uma assembleia vitoriosa da categoria, com participação massiva e decisão de mais de 90% pelo não retorno das aulas municipais em Florianópolis, o comitê municipal divulgou sua posição jogando para cada escola decidir seu futuro, referendando uma falsa ideia de que há segurança para o retorno.

Usando de clara má fé com o uso da palavra “autonomia”, o governo Gean determinou um grande “se virem” para que as escolas façam o papel de lavar a roupa suja e resistir ou ceder as pressões para o retorno. A própria LDBEN, lei máxima da educação nacional, estabelece que cabe aos sistemas de ensino assegurar progressivos graus de autonomia pedagógica[4]. Ou seja, é papel do Conselho Municipal de Educação, agente institucional regulador do Sistema Municipal de Ensino estabelecer esse “grau de autonomia”. O termo “grau de autonomia” é horrível sem dúvida, mas neste momento serve para afirmar que não significa “se virem” em relação ao risco das vidas escolares sem o devido controle da pandemia.


    Só há um caminho: A LUTA!

Em verdade, os sinônimos da palavra “autonomia” são independência, liberdade, autogoverno, autossuficiência, emancipação e soberania[5].

Nesse sentido as unidades educativas precisam lutar por independência política frente a governos e patrões que tem precarizado a educação pública!

Lutamos a cada dia, nos princípios da liberdade e nos ideais de solidariedade humana, ainda que o Governo Gean não considere esse artigo da LDBEN[6].

Nossa luta é por um autogoverno na esfera federal, estadual e municipal dos trabalhadores, no qual a garantia de uma educação pública e de qualidade não seja mera frase de campanha política durante a eleição, mas que efetivamente se concretize, valorizando os profissionais da educação em todas as dimensões, bem como fortalecendo políticas públicas para o estabelecimento de relações humanas de igualdade. Somente assim teremos uma escola e uma sociedade autossuficiente, emancipada e soberana, para além dos limites civilizatórios capital.

A política suja do “se virem” não serve e nem servirá para as comunidades escolares que efetivamente zelam pela VIDA. Seguir em resistência é o que nos resta, ombro a ombro com todo o serviço municipal e em #GREVEpelaVIDA se for preciso.



[1] https://esquerdaonline.com.br/colunistas/tubaroes-da-educacao/

[2] https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/10/08/sc-tem-12-regioes-em-situacao-grave-para-covid-19-aponta-matriz-de-risco.ghtml

[3] https://www.sc.gov.br/images/Portaria_Conjunta_SES_SED_778_-_retorno_das_atividades_escolares.pdf

[4] http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

[5] https://www.sinonimos.com.br/autonomia

[6] http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário